Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Nosso Programa > Proposta Curricular
Início do conteúdo da página

Proposta Curricular

Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2017, 12h07

A estrutura curricular do PPGECA apresenta um grupo de disciplinas eletivas aos alunos de cada área com conteúdo e a discussão acadêmica caracterizada pela identidade do curso. Estas, por sua vez, serão escolhidas pelos alunos e orientadores de acordo com a linha de pesquisa predominante da dissertação, sem esquecer a amplitude de conhecimentos necessários à formação de um Mestre e/ou de um Doutor. Com a racionalização dos conteúdos, pela unificação da estrutura, as repetições de conteúdos em disciplinas de áreas de concentração diferentes foram eliminadas, trazendo benefícios na eficiência do uso dos recursos humanos ligados à docência. São estimuladas parcerias entre docentes de diferentes linhas de pesquisa nas atividades de ensino.

Os limites mínimos de créditos para a integralização, dentre as disciplinas eletivas correspondentes à área de concentração, são:

 I – 24 (vinte e quatro) créditos para o Mestrado;

 II – 36 (trinta e seis) créditos para o Doutorado.

Cada crédito corresponde a 15 horas-aula), seguindo o Regulamento Geral da Pós-Graduação da UFCG. O regime adotado é o trimestral. Os créditos correspondem apenas a disciplinas. No ano de 2016 foram ministradas 20 disciplinas.

No trimestre I do curso sempre é ofertada a disciplina Gestão Ambiental, que enfoca aspectos das duas áreas de concentração do Programa: o setor hídrico/sanitário e o setor geotécnico. Nesta disciplina também é discutida a ética na pesquisa e na produção científica. A disciplina é ministrada conjuntamente por professores das duas Áreas de Concentração e é obrigatória para todos os discentes. Em 2016, após ampla discussão pelo colegiado e, mantendo o esforço de integração entre as áreas, a disciplina Métodos de pesquisa passou também a ser obrigatória para as duas áreas de concentração.

Em cada área de concentração, algumas disciplinas também são cursadas por todos os alunos, independentemente das linhas de pesquisa, também como forma de consolidar as identidades das áreas. Na Área de Concentração de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, estas disciplinas são Hidrologia e Saneamento Ambiental. Na Área de Concentração Geotecnia, estas disciplinas são Resistência ao Cisalhamento dos Solos e Percolação e Adensamento dos Solos.

Em 2017, com o início do funcionamento do curso de doutorado, algumas novas disciplinas passaram a ser oferecidas e cursadas concomitantemente pelos alunos de mestrado e doutorado. Hidráulica avançada e Análises Espaciais Avançadas, por exemplo.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página