Página inicial > Notícias > Eventos > 16º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental

16º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental

• Publicado: Quinta, 09 de Agosto de 2018, 14h05

Ao longo de sua história a ABGE se consolidou com a principal associação de Geologia de Engenharia e Ambiental, tendo como principal característica a intensa prestação de serviços ao meio técnico

Enraizada nas dependências do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, em um laço de parceria que perdura até os dias de hoje, a entidade passou por diversas transformações. De uma pequena sala e uma estruturada sede nacional, a história da entidade é de realizações como a organização de dezesseis edições do Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental, uma edição do Congresso Internacional da IAEG, além de inúmeros simpósios, workshops e outras atividades técnico-científicas. Outro foco de atuação da entidade está na edição de publicações técnicas, que são importantes ferramentas para estudantes e profissionais da área.

O Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental é um evento de caráter multidisciplinar, que nasceu da necessidade do meio técnico em divulgar e aprimorar seus conhecimentos, dando a cada profissional a oportunidade de apresentar os resultados de seus estudos, trabalhos e pesquisas, submetendo-os à análise de seus colegas. É, também, nessa ocasião que novas teorias ganham corpo, enquanto outras são descartadas, num processo de melhoria contínua.

O tema central do 16º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental é “Geologia de Engenharia e Ambiental, onde estamos e para onde vamos”.

Além disso, grandes obras estão em início de execução ou em andamento em todo o país: portos e aeroportos, grandes usinas hidrelétricas, rodovias e ferrovias ou grandes projetos de mineração que exigirão profissionais capacitados e atualizados com as mais avançadas técnicas e tecnologias.

Por outro lado, grandes tragédias causadas por deslizamentos, escorregamentos e enchentes, tão recorrentes em nosso país, são também um dos grandes vetores de atuação dos profissionais afiliados a ABGE.

Suas experiências neste campo serão discutidas no congresso e, certamente, muito contribuirão para evitar ou minorar os efeitos catastróficos de eventos como os ocorridos recentemente no Brasil.

O 16º CBGE proporcionará as participantes o contato com os melhores profissionais do setor e com as mais modernas e avançadas técnicas e equipamentos dando assim uma importante contribuição para fazer do Brasil um país melhor e mais justo.

Fernando Facciolla Kertzman
Presidente dos 50 anos