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Linha de Pesquisa dos Projetos: Mecânica e Gerência de Pavimentos

Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2017, 13h15

Título: CONSTRUÇÃO E MONITORAMENTO DE TRECHOS EXPERIMENTAIS EM PAVIMENTO FLEXÍVEL DE BAIXO E ALTO VOLUME DE TRÁFEGO LEP/DEC/UFCG

Descrição: Pretende-se acompanhar a construção, o controle de execução e o desempenho de quatro trechos experimentais de Rodovias Típicas dos Estados da Paraíba e Pernambuco com baixo e alto volume de tráfego, para a verificação das propriedades físicas, de estado e de comportamento mecânico dos materiais utilizados nas camadas dos pavimentos construídos sob condições climáticas inerentes a região Nordeste. Os estudos dos materiais constituintes tais como: agregados, CAPs, bem como das composições de solos e dos concretos asfálticos, e a coleta de informações sobre os projetos, os procedimentos de execução e de controle adotados durante a fase de construção e de monitoramento ( in situ e em laboratório) serão realizados com o auxílio de técnicas e de equipamentos preconizados no Manual de Execução de Trechos Monitorados da Rede Temática de Asfalto a partir do gerenciamento de informações do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Engenharia de Pavimentos (LEP/DEC/UFCG).

Ano: 2017

 

Título: Delivering Reliable Low-Volume Roads to Brazils Rural Poor

Descrição: Low volume roads (LVR) are lifelines for the rural poor, allowing the flow of goods and services and access to healthcare and education. They promote the development of poorest regions and aid in land and resource management. In Brazil, only 12.4%1 of this network has an asphalt surface, and local authorities who have the main responsibility for maintenance have extremely curtailed budgets. Consequently, most LVRs have poor-quality surfaces that endanger the safety of users (particularly in accidents between motorized vehicles and users on foot or bike) and seriously obstruct the social sustainability and development of rural areas ? leading to extreme poverty and rural depopulation. Therefore, this proposal aims to explore: - Optimised methodology(ies) for the monitoring and assessment of LVRs. Maintenance should be deployed at critical points in the LVR network, but detailed road surveys are uneconomic/unfundable so remote sensing, at various scales, is required to identify these points, thereby maximizing the benefits obtained from the limited budgets. Potential will be studied by collaboration with one of the in-country partners with input from Nottingham?s Geospatial Institute. - Simple, user-applied, life-cycle optimized, maintenance techniques. Recognizing the small central budgets available the project will seek to empower local populations to engage positively (i.e. to take responsibility, i.e. implicit ?ownership?) in their LVR maintenance activity using the best (but not necessarily conventional) available materials. The potential to do this will be demonstrated via collaboration with Brazilian researchers at a specific location (see Section 6 below).

Ano: 2017

 

Título: Estudo da aplicação da mistura solo-lodo têxtil em base e subbase de pavimentos

Descrição: A indústria têxtil é uma das mais antigas do Brasil, tendo crescido de acordo com impulso das demandas e sob o controle de uma política industrial protecionista. Entretanto, durante o processo produtivo ocorre a produção de efluentes têxteis (lodos). A composição deste é formada basicamente por água (do processo de fabricação) óxidos de minerais (constituintes de pigmentos de tecido e de substâncias usadas no tratamento de efluentes) e matéria orgânica. Portanto, o descarte destes, sem o devido tratamento, podem provocar a morte da fauna e flora aquáticas, além de que alguns corantes e seus subprodutos tem potencial carcinogênicos e/ou mutagênicos. As soluções existentes para a destinação final do resíduo não conseguem atender ao binômio eficácia/custo. Portanto, esta pesquisa tem como finalidade verificar a utilização da técnica de solidificação/estabilização com o lodo para aplicação em camadas de pavimentos.

Ano: 2017

 

Título: ESTUDO SOBRE A AÇÃO DE MODIFICADORES NO ENVELHECIMENTO DE LIGANTES ASFÁLTICOS

Descrição: Projeto Universal O asfalto, durante sua vida útil, apresenta deterioração das suas propriedades. O processo de degradação de um ligante asfáltico é também chamado de envelhecimento. Este processo ocorre em presença de oxigênio, de radiação ultravioleta (UV), variações de temperatura e, de maneira indireta, pelo efeito do tráfego de veículos. O desempenho de um pavimento asfáltico está relacionado com as propriedades do ligante asfáltico que podem ser melhoradas pela adição de diversos modificadores. A adição de modificadores nos ligantes asfálticos proporciona melhorias físicas, químicas e reológicas ao ligante asfáltico tradicional. Estas melhorias são capazes de proporcionar ao ligante um aumento de sua durabilidade, aumento da resistência à deformação permanente e diminuição do envelhecimento. O objetivo deste projeto é de determinar a influência da adição de diversos modificadores no envelhecimento dos ligantes asfálticos, através da caracterização de suas propriedades físicas e reológicas. Para atingir esse objetivo será utilizado o cimento asfáltico de Petróleo - CAP 50/70, a cal, o cimento Portland e o resíduo do Etileno Acetato de Vinila (EVA) descartado pela indústria calçadista, em diferentes teores para a modificação do ligante asfáltico.

Ano: 2017

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